Novo Sistema de Transporte Público Municipal iniciará em Maio

Publicado em: 10/04/2018 13:17
Novo Sistema de Transporte Público Municipal iniciará em Maio

A prefeita Margarete Simon Ferretti assinou, na manhã desta terça-feira,10, o contrato de  implantação do novo Sistema de Transporte Público Municipal de Nova Santa Rita. O ato foi acompanhado por vereadores, secretários de governo, representantes da empresa vencedora e da Fundação LaSalle, responsável pela elaboração do projeto de mobilidade municipal.

Inicialmente, a prefeita agradeceu a toda à equipe responsável pelo planejamento, desenvolvimento e execução do projeto e afirmou que a administração municipal teve coragem de fazer essa mudança estrutural profunda no transporte da cidade. Ela também agradeceu o apoio dado pela base do governo na Câmara de Vereadores e também do Ministério Público, que acompanhou todo o processo. Ela destaca a sua posição de resolver o problema do transporte na cidade, atendendo com qualidade as necessidades dos usuários do transporte, com incremento de novas linhas, novos horários, mais conforto e acessibilidade.

O coordenador da implantação do projeto, secretário de indústria, Comércio e Desenvolvimento, Rodrigo Battistella, frisou que as operações da nova empresa terão início a partir da segunda quinzena do mês de maio e que os novos ônibus já contarão com novo sistema de bilhetagem eletrônica implantada. O secretário informa que 100 % da frota terá acessibilidade e metade contará com sistema de ar-condicionado e a idade média dos veículos será de oito anos.  O contrato ainda prevê a implantação de mais horários de ônibus para a circulação dentro da cidade e que a comunidade decidirá, por meio de enquete, o nome da nova empresa, a partir de três nomes.

Haverá a integração entre o transporte municipal, que será realizado pela nova empresa, e o transporte intermunicipal, que é feito entre Nova Santa Rita e Canoas ou Porto Alegre, operado pela concessionária Via Nova (sob responsabilidade da Metroplan). As novas linhas deverão ser circulares e contemplando todas as regiões, de acordo com a demanda.