Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Publicado em: 10/04/2017 12:00
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Inicia no próximo dia 17 de abril a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Vírus da Gripe). A campanha que vai até o dia 26 de maio, terá o dia 13 de maio como o dia “D” de mobilização nacional (com vacinação em todos os postos). Neste período estarão abertas as unidades de saúde, Ubs Coronel Olympio (Berto Círio) e Ubs Vereador de Lima Pereira (Centro ).Também será aberto espaço na Biblioteca Pública para pessoas acima de cinco anos e grupos prioritários. O horário de atendimento para a comunidade será das 8:30 às 16:45min.

Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.