Prefeita comandará a GRANPAL

Publicado em: 13/03/2017 14:41
Prefeita comandará a GRANPAL

Em Assembleia Extraordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – GRANPAL, realizada na manhã desta sexta-feira, 10, a prefeita Margarete Simon Ferretti foi eleita, por unanimidade, para comandar a entidade no último ano da gestão compartilhada entre os 14 municípios que compõem a Associação. É a primeira vez, desde a fundação da entidade, realizada em 1985, que a cidade conquista essa condição.

Pelo acordo, a presidência da entidade será compartilhada entre os prefeitos de Canoas neste ano, o prefeito de Viamão em 2018, o de Cachoeirinha em 2019 e Nova Santa Rita no ano de 2020.

Entre as pautas discutidas, o tema da Segurança Pública integrada recebeu apoio unanime dos prefeitos no sentido de pleitear recursos no plano federal e estadual além de um plano articulado entre os municípios para o setor. As aquisições coletivas e a coleta de lixo também foi debatida na Assembleia.

A GRANPAL reúne 14 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre sendo eles: Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão. Juntos, os municípios representam 25% do eleitorado, 26% da população do Estado e 1/3 do PIB gaúcho.