SAÚDE INICIA SERVIÇO DE COMBATE A TUBERCULOSE

Publicado em: 23/01/2018 13:28
SAÚDE INICIA SERVIÇO DE COMBATE A TUBERCULOSE
A Secretaria de Saúde iniciou nesta semana o serviço de Tisiologia no Centro de Especialidades. A atividade fortalece o Programa Nacional de Controle da Tuberculose no Município, doença reemergente, que causa grande impacto na saúde das pessoas. São mais de 70 mil casos novos e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil a cada ano.

A Tuberculose é uma doença infecciosa que tem cura, e para isso precisa de um acompanhamento intenso, realizado pela equipes de saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal. A meta do município é acompanhar, investigar e tratar 100% dos casos diagnosticados, além disso, estão sendo reforçadas as ações nas Unidades de Saúde para prevenção, identificação de sintomáticos respiratórios e monitoramento, com objetivo de realizar um diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

A secretária de Saúde, Maria Eliane Iensen, destaca que este serviço facilitará o acesso do usuário ao tratamento, para recuperação plena da Saúde, e orienta a população a procurar as unidades de saúde em caso de tosse com expectoração com mais de 3 semanas de duração, para que seja realizado acompanhamento efetivo.